Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Foto: Foto: Group Publishing
Cidades Inteligentes

Cidades Inteligentes

Da forma como percebemos, o conceito de cidades inteligentes veio para ficar. Mais do que nunca, existe uma demanda muito grande na sociedade por eficiência, sobretudo na utilização de infraestruturas, sistemas e serviços públicos. Por essa razão, muitas gestões municipais estão investindo pesado na modernização operacional de suas cidades.

O que são cidades inteligentes?

Do ponto de vista fundamental, as cidades inteligentes são exatamente o que o nome sugere. Ou seja, uma smart city é uma cidade que investe em muita tecnologia aplicada para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, melhorando aspectos como segurança, praticidade e eficiência ao otimizar a gestão dos recursos, reduzir os riscos e qualificar a tomada de decisão.

Ao combinar uma série de tecnologias importantes, tais como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Análise de Dados, as gestões conseguem uma visão panorâmica e transparente sobre aspectos chave da operação da cidade. A partir disso, é possível implementar soluções que corrigem ou eliminam os riscos, as redundâncias, os excessos e as vulnerabilidades da gestão.

Quais as principais tecnologias utilizadas em cidades inteligentes?

Como você já deve ter notado, as cidades inteligentes utilizam uma grande variedade de tecnologias para tornar a vida das pessoas mais fácil, prática, segura e intuitiva. Mas, agora, é momento de não apenas conhecer essas tecnologias, como também entender como elas são utilizadas e quais os benefícios que elas revertem para a gestão municipal.

Automação Inteligente

Essa tecnologia automatiza o controle de sistemas, serviços e infraestruturas, tais como iluminação, refrigeração e tráfego.

Internet das Coisas

A IoT é uma tecnologia que integra uma grande malha de dispositivos (sobretudo sensores e atuadores) à internet. O objetivo é garantir um fluxo ininterrupto e em tempo real das informações captadas.

Videomonitoramento

O videomonitoramento é uma tecnologia muito conhecida pela segurança eletrônica. Nas cidades inteligentes, esse conceito é muito mais sofisticado, pois envolve a utilização de um grande número de câmeras para permitir a identificação e o rastreamento de suspeitos que se deslocam pela cidade, além de ajudar na identificação de problemas, como congestionamentos e acidentes.

Inteligência Artificial

A IA é a tecnologia que é composta por sistemas capazes de aprender, decidir, inferir e realizar uma série de tarefas decisivas sem o fator humano. Da forma como percebemos, a presença da IA nas smart cities é cada vez maior. Um exemplo prático disso é a automação dos sistemas de transporte, garantido um fluxo de trânsito cada vez mais eficiente e seguro para as pessoas.

Como você pôde ver, as cidades inteligentes vieram para ficar. Com um foco cada vez maior em eficiência operacional, transparência fiscal e sustentabilidade ambiental, investir na modernização é uma prioridade cada vez maior para as gestões municipais.

*As informações contidas nessa publicação não representam necessariamente as opiniões desse portal.